quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Feijoada e Farofa light e funcionais



Gente hoje não tem receita mesmo porque cada um faz a ''feijuca'' do seu jeito, mas tem umas dicas para deixar essa delícia de prato brasileiro mais magro e mais funcional.



Na hora de preparar as carnes ferva todas antes e dispense água.
Ferva o feijão com folhas de beterraba, uma cenoura e folhas de brócolis, depois retire e junte as carnes.

*brocoli - alte teor de vitamina C, Também é fonte de fósforo, ferro,cálcio e fibras. Os teores de cálcio são próximos ao do espinagre, com a vantagem de serem mais digestíveis no caso do brócoli.

*beterraba -é fonte das vitaminas A, C e do complexo B. Também possui ferro, magnésio, zinco, potássio e fósforo. O ferro não é muito, mas o que ela contém tem a vantagem de ser facilmente assimilado pelo organismo: por isso ela é recomendada no tratamento de anemias e também ajuda no tratamento de distúrbios do fígado e do baço.
Possui pectinas, o que é ótimo para quem sofre de prisão de ventre, já que é um leve laxante. Também possui flavonóides e carotenóides, que ajudam a prevenir a oxidação das paredes das artérias e do colesterol bom, evitando assim o aumento do mau colesterol, e do aparecimento de problemas do coração.
Os sais minerais encontrados na raiz são também encontrados, mas em maior quantidade, nas suas folhas, que também podem (e devem) ser consumidas

*cenoura -Este legume é riquíssimo em betacaroteno, um elemento importante para a visão. Além disso, o betacaroteno é importante para a pele e as mucosas.
Possui também as seguintes vitaminas: A, C, B2 e B3.
Fósforo, potássio, cálcio e sódio são os sais minerais presentes na cenoura.
A cenoura possui também uma boa quantidade de fibras.

No preparo da farofa escolha a light, use óleo de girassol, e acrescente aveia ou quinoa em flocos

Coma bastante couve--- refogo alho e cebola no azeite, coloco a couve no bowl e jogo água fervente, espero dois minutinhos apenas, escorro e misturo ao alho e cebola já refogados sem refogar a couve para não perder as fibras.

...pode ainda trocar o arroz branco pelo integral.

Antes recomendo um pratão de salada, com iogurte desnatado (½ pote) e semente de linhaça.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar Borbols Na Cozinha
Adooooro ler os comentários!!!
BjMelinka...rs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...