quinta-feira, 12 de abril de 2012

SIM, Posts pagos - Blogagem Coletiva


Porque blogueiros devem cobrar banners, publieditoriais, ou qualquer tipo de divulgação.



Eu resolvi fazer esse post por inúmeros motivos, mas o principal porque tenho visto muito blogueiro fazendo uma bela "propaganda" inclusive nas redes sociais, por muito pouco.  E espero que todo blogueiro se valorize. Reuni trechos de artigos que li e gostei (coloquei os devidos créditos) opiniões pessoais, informações....enfim procurei fazer um post bastante esclarecedor, um pouco longo mas necessário.



Publieditorial = Publieditoriais são, o que alguns chamam de “post pago”, posts feitos para anunciar/divulgar/vender algum produto, normalmente eles são contratados por agências que escolhem determinados blogs para veicular este “anúncio”, alguns blogs são escolhidos pelo número de visitas, temas, tempo de permanência de leitores no blog, e por ai vai. 

O que as pessoas têm que entender é, os nossos blogs são como um veículo qualquer, onde muitas pessoas estão passando, é normal a publicidade aparecer... por Caio Novaes


…e sermos pagos por isso, quem gosta de trabalhar de graça??? Afinal se determinada empresa/marca paga por outras formas de publicidade, porque com os blogueiros seria diferente? A opinião de um blogueiro passa maior credibilidade do que qualquer outra forma de “propaganda” que aceita todos os tipos de anunciantes, sem uma opinião formada.


Eu quero ressaltar o quão importante dizer que um BLOG não é algo infantil ou apenas um passatempo, ou ainda dizer que você perde tempo “blogando”.
Muitos presidentes de empresas, gerentes, altos executivos, tem seu próprio blog. Faz parte da cultura atual, e quem não tem, é que está ficando para traz

Quem é blogueiro sabe o trabalho e o tempo que "se perde" para fazer um post decente, no segmento da culinária por exemplo a coisa é um pouco mais complexa ainda, porque temos que fotografar a comida, às vezes o passo a passo, editar a foto, o texto etc etc e detalhe, imagina manter um blog de culinária e tentar não repetir receitas....

Você "perde tempo" tentando melhorar seu blog, buscando artigos interessantes, imagens e ainda passa pelo aborrecimento de copiarem suas receitas, fotos, dicas em outros blogs sem permissão e sem se dar ao trabalho de colocar os devidos créditos. Absurdo.

Nos últimos anos, os blogs tornaram-se imensamente populares. Tanto que, o Google lançou sua busca em tempo real, há alguns meses, o motor de busca “spiders crawl blogs” . Portanto você pode buscar assuntos por blogs, legal né.


 O que significa Web-marketing? Como a própria palavra diz, é o ato de realizar marketing na internet ( os blogs são uma forma de marketing na internet)




Pesquisas mostram que mais de 80% dos consumidores usam os sites de buscas para encontrar produtos e serviços. Imagine… São mais de 35 milhões de consumidores a um clique de seu negócio.

Não é a toa que as agências tem procurado por blogueiros com propostas eu diria “indecentes” , a publicidade em blogs na minha humilde opinião é uma “excelente” mídia para campanhas publicitárias, portanto devem ser tratadas como tal.


trecho retirado daqui
“muitas empresas acham absurda a ideia de pagar um blogueiro pelo seu trabalho, mas pagam milhares de reais em anúncios em meios tradicionais, que já não são mais tão eficientes quanto foram no passado. Investir em blogs é certeza de atingir um público segmentado e de qualidade. Exatamente por isso é que as empresas querem relacionamentos com os blogs – para alcançar o público consumidor de uma maneira mais pessoal, mais eficiente, direta e com o respaldo do blogueiro. Por que então, muitas vezes, as negociações comerciais envolvendo dinheiro ficam limitadas à mídia tradicional e as propostas para os blogs não incluem remuneração real?
Lembrem-se, um blogueiro profissional tira toda a sua renda ou parte dela de seu espaço; trabalha, muitas vezes, horas para por um post no ar; faz e edita fotos etc. Investe tempo, dinheiro, esforço e emoção no seu trabalho.
Como foi citado no item anterior, cada blog é um blog, cada um possui uma trajetória, fidelidade de leitores e formas de trabalhar: com publieditorias (sempre sinalizados como publieditoriais), banners, ações de marketing, fam trips, permutas… Há várias formas de montar parcerias. Ouça, negocie, saiba o que ele tem a oferecer.

Esse trecho abaixo foi retirado
daqui,  leia com atenção e depois me fale se é honesto você  colocar um banner ou fazer um publieditorial sem cobrar.


"Citando um case de um dos meus clientes, ele queria divulgar um certo produto que comercializa. Escolheu comprar espaço de banner em blogs especializados naquela categoria e tinha a possibilidade de investir nisso, fornecendo um kit para experimentação aos blogueiros.
A sugestão que lhe dei foi a de fornecer o kit com a contrapartida de que eles escrevessem um artigo e publicassem em seus blogs com as impressões que tiveram sobre o produto. Algo simples e sem custo adicional, pois, além da publicação do artigo ser perene, ou seja, a compra do banner ser temporária e o artigo não, o blogueiro forneceria suas impressões de qualquer forma, mas só com o custo do fornecimento do kit.
Essa estratégia levou mais de cem blogueiros a publicarem artigos descrevendo o produto, fazendo comentários em beneficio dele e fornecendo um link para que os potenciais interessados pudessem adquiri-los.
A estratégia com blogueiros abrange outra possibilidade: muitos blogueiros possuem seguidores no Twitter, o que aumenta exponencialmente a publicidade.
Esse é só um modo de fazer publicidade na internet, há outros. Neste caso não se faz só anúncio, se faz marketing."



Como um blog  é de opinião pessoal, "eu" só aceito fazer um publieditorial de marcas e produtos que da qual eu realmente aprovo e posso falar com propriedade,  liberdade e honestidade (com a o leitor e com o anunciante)  que um blogueiro deve ter. 
Tempos atrás a pergunta era “A sua empresa  tem um site?” , os tempos mudaram e hoje as empresas precisam também ter um blog, aproximando o  publico, além de poder divulgar promoções, dicas, ou seja o blog é a ferramenta que une a empresa ao cliente, estreitando o relacionamento de uma maneira direta, pessoal e eficiente.

Os blogueiros não usam apenas o seu blog como ferramenta, estão presentes na redes socias, espalhando informações e opiniões formadas sobre diversos assuntos, interferindo tanto na opinião quanto na decisão de muitas pessoas.
 Por exemplo, trazendo conhecimento de produtos que muitas pessoas veem na prateleira mas nunca compraram, experiência própria, há alguns meses atrás eu coloquei em um grupo que participo, um produto novo no mercado com foto e falando minha opinião favorável, no dia seguinte haviam mais de 100 comentários procurando pelo produto em outro estado, todos querendo experimentar ou seja fez um barulho enorme. E essas outras tantas pessoas foram espalhando a noticias nas redes sociais, isso gera confiabilidade, aprovação imediata. Em que outro "canal" se consegue isso?

Fonte IPISOS
Confiabilidade
Blogs   31 %
Fabricantes 23%
Publicidade 17%



Leia também
Relacionamento entre Blogs e Empresas


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