terça-feira, 12 de julho de 2011

Aveia e seus benefícios

aveia-1

A aveia é um cereal muito nutritivo, que possui cálcio, ferro, proteínas, além de vitaminas,carboidratos e fibras. A aveia está em evidência atualmente pelo alto poder benéfico da sua fibra solúvel, que está relacionada a um bom funcionamento intestinal, à diminuição do colesterol total e LDL-colesterol e manutenção de níveis adequados dos mesmos.




Existem estudos que dizem ainda que o consumo de aveia em diferentes quantidades está associado ao controle da glicemia (açúcar no sangue), manutenção e diminuição do colesterol sanguíneo, controle da pressão arterial e regulador do trânsito intestinal, evitando a obstipação (intestino preso).

A fibra solúvel presente na aveia, a chamada β-glucana, é responsável por parte das vantagens do consumo da aveia, já que existe a vantagem nutricional deste alimento. As fibras solúveis retardam o esvaziamento gástrico, que tem como resultado uma maior saciedade. Elas, também, ao entrarem em contato com a água, formam géis que tornam o bolo fecal maior e mais viscoso e, com isso, ocorre uma menor absorção de substâncias presentes neste bolo, como glicose e colesterol, devido a uma menor ação de enzimas digestivas.

Em relação ao seu poder hipocolesterolemiante, estudos sugerem que a ação da β-glucana na diminuição do colesterol no sangue esteja ligada à diminuição na reabsorção de sais biliares nos intestinos e a eliminação desses sais nas fezes. Assim, o fígado terá que produzir mais sais biliares para compensar a perda e, como essa produção requer colesterol, mais receptores de colesterol total e LDL presentes no fígado captarão essas moléculas do sangue.

Sendo assim, o consumo regular de aveia pode estar relacionado com a diminuição da formação de placas de gorduras (ateroma), que causam doenças cardiovasculares.

Emagreça com a aveia
Este cereal fornecedor de energia é o melhor aliado numa dieta adelgaçante nesta temporada já que, para além das vantagens da sua riqueza em fibra (que actua como limpeza intestinal, libertando o organismo das toxinas), é ainda de mencionar a sua riqueza numa substância de acção relaxante chamada avenina. Uma dieta que contenha aveia revela-se diurética, saciante, anti-estresse e revitalizante mental.

A aveia, remineralizante e reconstituinte, destaca-se por ser um dos cereais mais ricos em proteínas, e porque entre as suas gorduras predominam as insaturadas, especialmente o ácido linoléico. Este cereal é também rico nas vitaminas B1, B2, B3 e E, e ainda em minerais tão importantes como o cálcio, o magnésio, o fósforo, o ferro, o zinco e o enxofre.

Como os hidratos de carbono que contém são complexos, absorvem-se lentamente, proporcionando energia e sensação de saciedade. Assim, a aveia torna-se muito adequada para as dietas adelgaçantes.
Sacia, revitaliza, dá energia e tranquiliza. Este mês, descubra as vantagens nutritivas da aveia. Um cereal bastante nutritivo que, além de o ajudar a emagrecer, revitaliza o seu poder mental, fornece-lhe um aumento de energia, e tem uma acção relaxante contra o estresse.

As vantagens da aveia
Estimulante mental - O seu conteúdo em amido converte a aveia numa fonte de glucose essencial para alimentar os nossos neurónios. Como é rica em ácido linoléico (ácido gordo essencial) e em lecitina, ajuda a manter as membranas neuronais sãs e activas. Além disso, o fósforo e a vitamina B que contém activam as funções cerebrais.

Anti-colesterol - Graças à sua riqueza em ácidos gordos insaturados, fibra, lecitina e avenasterol, a aveia ajuda a reduzir os níveis de LDL no sangue (colesterol "mau").
Favorece o trânsito intestinal - Como é um dos alimentos mais ricos em fibras (10% do seu peso é fibra), o consumo de aveia favorece o trânsito intestinal sem provocar irritação, já que o tipo de fibras que contém aumenta o volume das fezes mas suaviza as mucosas intestinais.
Anti-estresse - A aveia contém uma substância chamada avenina que possui uma acção relaxante, muito útil em estados de nervosismo, fadiga ou estresse.

3 comentários:

  1. Menina, adoro posts assim, que falam mais de produtos do dia-a-dia, mas que acabamos não prestando tanta atenção. Parabéns! beijos

    ResponderExcluir
  2. Moro na Inglaterra atualmente e aqui e muito comum o mingau de aveia
    eu No Brazil ja costumava consumi-la e depois k vim pra ca descobri mais sobre a importancia deste cereal e e claro,passei a consumir ainda mais.por ser tao popular, acaba sendo barato

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar Borbols Na Cozinha
Adooooro ler os comentários!!!
BjMelinka...rs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...