quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Livro traz receitas dos pratos preferidos da chef Nigella Lawson






A chef inglesa Nigella Lawson ficou conhecida depois da publicação de seu primeiro livro de gastronomia na Inglaterra, em 1998. Logo depois, a obra vendeu mais de 300 mil cópias, virou best-seller e levou a autora, que até então apenas escrevia sobre comida, ao comando de um programa de culinária na TV. De lá pra cá, o carisma da apresentadora-cozinheira conquistou telespectadores de diversos outros países e contribuiu para a venda de milhões de exemplares dos livros que escreveu.


O público brasileiro também caiu nas graças da chef inglesa. Hoje, seu programa é veiculado no canal de televisão por assinatura, o GNT, e seu segundo livro pela Ediouro, o "Nigella Bites", acaba de chegar às prateleiras das livrarias do Brasil.

O primeiro, de 2008, "Nigella Express" priorizava o tempo de preparação das receitas, que podiam ser feitas em poucos minutos.Este não leva em conta o tempo, mas o gosto da autora por determinados sabores. Com fotos dos pratos e texto leve, trata-se de uma conversa que Nigella trava com seu leitor.

Logo no prefácio, ela adianta que nenhuma das receitas foi organizada especialmente para ser transmitida ou publicada. "Esta é a comida que eu preparo e com a qual eu me alimento", explica.Associa a comida a diferentes estados de espírito e aos contextos em que as receitas podem ser consumidas. Não por acaso, seus 10 capítulos levam os títulos: "Na hora que quiser", "Comida reconfortante", "Em frente à TV", "Garota festeira", "Para os dias de chuva", "Contra a maré", "Herança de família", "Jantar com amigos", "Fim de semana sem estresse" e "Comida do templo".Com bom-humor, a autora apresenta receitas como os coloridos "biscoitos de dia de chuva", para manter as crianças entretidas dentro de casa quando o tempo está ruim ou um delicioso sorvete de laranja-da-terra, para saborear em frente à TV depois de um dia árduo de trabalho.

Tudo isso ao melhor estilo Nigella: simples, sem mistérios e sem medo das calorias.

Nigella Bites
Autor: Nigella Lawson
Editora: Ediouro
Preço: R$ 79
Fonte:uol


Chef inglesa ensina a preparar suas receitas preferidas




Receita de sorvete de laranja-da-terra

Ingredientes:
-3 laranjas amargas ou 1 laranja comum
-2 limões-taiti
-175 g de açúcar de confeiteiro
-1 embalagem grande (584 ml) de creme de leite double cream
-Biscoitos wafers para servir (opcional)

Se usar as laranjas amargas, rale as cascas de duas. Esprema o suco das três e ponha em uma tigela com a casca ralada e o açúcar. Se usar laranja comum e limão, rale a casca da laranja e de um dos limões, esprema o suco dos três e junte ao açúcar da maneira acima. Mexa para dissolver o açúcar e junte o creme.
Bata tudo até começar a formar picos firmes e macios e ponha em uma vasilha rasa, de mais ou menos 2 litros, com tampa à prova de ar. Tampe e leve ao freezer até endurecer (entre três e cinco horas). Tire e deixe descansar por 15 a 20 minutos (ou 30 a 40 minutos na geladeira) antes de comer. Sirva em potinhos, em cones de massa, com wafers, como você quiser. Faz 6 porções.

Receita de salmão com verduras e cogumelo shitake

Ingredientes:
-2 filés de salmão sem a pele
-1 dente de alho esmagado ou muito bem picado
-2 colheres (sopa) de óleo de amendoim ou outro óleo vegetal
-125 g de cogumelos shiitake, sem os talos, cortados em tiras
-400 g de choy sum (ou bok shoy, a acelga chinesa) grosseiramente picado
-3 colheres (sopa) de molho de soja
-1 colher (chá) de óleo de gergelim
-Pimenta-do-reino a gosto.

Prepare os filés de salmão na grelha ou fritos, de preferência em uma frigideira antiaderente, sem deixar cozinhar demais. Passe para pratos aquecidos, enquanto cuida ou termina as verduras (você pode começar esta parte depois que os pedaços de salmão estiverem preparados). Doure o alho no óleo, em uma panela, até esquentar, mas sem pegar no fundo. Junte as tiras de cogumelo e os talos do choy sum, mexendo para misturar durante aproximadamente um minuto. Cubra a panela e deixe cozinhar por cinco minutos. Tire a tampa e junte as folhas de choy sum, o molho de soja e o óleo de gergelim. Deixe cozinhar por mais dois ou três minutos, ou até as folhas ficarem murchas.Arrume os cogumelos e as verduras nos pratos com o salmão e, com todo o prazer, coma. Às vezes, faço um molhinho para acompanhar, misturando mostarda em pó transformada em pasta ao juntar um pouco de água fria, gotas de molho de soja e (meu processador de mão deixa o trabalho fácil) um purê de gengibre fresco. Serve 2 porções.



Ja volto com uma receitinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar Borbols Na Cozinha
Adooooro ler os comentários!!!
BjMelinka...rs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...